CBCT e as raízes dentárias
CBCT e as raízes dentárias
O uso da Tomografia Computorizada de Feixe Cónico – CBCT na visualização das raízes dentárias é um dos aspetos valorizados pela Clínica do Chapim. Porque, na nossa clínica dentária, queremos que os nossos clientes tenham acesso às melhores tecnologias.
O uso desta técnica na obtenção de imagens permite uma menor exposição do doente à radiação. É, assim, possível escolher a zona concreta que se pretende analisar, o que ajuda a reduzir a área irradiada.
O exame dura cerca de três minutos e o processamento da imagem também é muito rápido. Isto contribui para que o paciente obtenha a imagem no momento. Além de não necessitar de qualquer tipo de preparação prévia, a posição na cadeira é muito confortável.
Ademais, o programa informático de CBCT usado na visualização das raízes dentárias é de ótima visualização e utilização. Isto permite uma análise e compreensão do exame tanto por doente, como pelo médico dentista.
A técnica de CBCT usada na visualização das raízes dentárias proporciona uma menor exposição do doente à radiação
A utilização do CBCT na Medicina Dentária é fundamental para ajudar a planear cirurgias com o mínimo de agressão possível e contribuindo para um pós-operatório do paciente mais cómodo.
A anatomia das raízes dentárias é variável, e a CBCT pode ajudar os médicos dentistas a identificar variações anatómicas que dificultam o tratamento endodôntico. Por exemplo, os molares superiores e inferiores podem ter uma ou duas raízes, e os canais radiculares podem ser retos ou curvos.
O recurso a esta tecnologia ajuda os médicos dentistas a identificar o número e o curso dos canais radiculares. Isto é essencial para um tratamento endodôntico bem-sucedido. Além de detectar cáries, fraturas, infecções e outras condições que podem afetar as raízes dentárias. Por fim, possibilita avaliar a posição das raízes dentárias face a estruturas como os nervos e os ossos maxilares.
Contacte hoje mesmo a nossa clínica dentária para marcar a sua visita em Odivelas.