Área da Medicina Dentária responsável pela estética e restauração de dentes fracturados, ou cariados.
Dentro dos tratamentos na área da Dentisteria destacam-se os branqueamentos dentários, as reconstruções com resinas compostas directas e indirectas (Inlays/Onlays), facetas e restaurações estéticas.
Branqueamento Dentário
Com a idade os dentes têm tendência a escurecer, tendo como principais causas o consumo de café, chá, refrigerantes e vinho tinto. Os hábitos tabágicos ou uma higiene oral insuficiente, podem também causar o escurecimento dos dentes. Hoje em dia existem diversos materiais e técnicas de branqueamento que, utilizados correctamente, permitem resultados eficazes de forma segura, sem prejudicar ou afectar a estrutura do dente. Existem duas técnicas principais para a realização de um branqueamento dentário: braqueamento em casa, onde o paciente coloca o gel numa moldeira personalizada; ou aplicação directa do gel, de forma mais intensa, por parte do clínico em ambiente de consultório.
No caso do branqueamento em casa, utilizam-se geralmente produtos de menor concentração por períodos de 1 a 3 horas diárias, durante vários dias ou semanas. No caso de branquemento em consultório, utilizam-se concentrações mais elevadas, por um período de aproximadamente 1 hora, em apenas uma consulta. O branqueamento dentário pode ser efectuado em todas as idades, no entanto, paciente com problemas dentários, nomeadamente lesões de cáries ou hipersensibilidade, podem necessitar de tratamentos prévios. O gel de branqueamento só actua nas superficies dentárias naturais, pelo que se existirem restaurações, coroas, ponte ou facetas prévias, estes tratamentos poderão de ter que ser substituidos após o branqueamento.
De um modo geral, os efeitos secundários mais frequentes são a sensibilidade dentária e a inflamação gingival, que geralmente desaparece com a interrupção do tratamento.Ao contrário do que é divulgado não há necessidade de luz led ou laser. O que exerce um efeito branqueador são os produtos químicos aplicados sob a forma de gel. As luzes aceleram a reacção química do processo de branqueamento, com o intuito de tornar o tratamento mais rápido. No entanto, as elevadas concentrações de gel utilizadas neste tipo de tratamento, aceleram por si só o branqueamento dentário, não havendo justificação para a utilização de luz.
Facetas de cerâmica
As facetas de cerâmica são um tratamento destinado a recobrir os dentes com uma fina capa de cerâmica colada aos dentes, e tem como objectivo melhorar a estética e a função do paciente. São indicadas quando os dentes apresentam fracturas, pigmentação e descoloração significativa, ou multiplas restaurações antigas. As facetas de ceramica exigem um ligeiro desgaste do esmalte dentário, e são confeccionadas em laboratório.