Endodontia

É a área da Medicina Dentária que se preocupa com a saúde e tratamento da polpa dentária e dos tecidos que rodeiam as raízes dos seus dentes. Os sintomas de problemas endodônticos podem variar de acordo com o tipo e a gravidade da lesão. Os mais comuns incluem:
Endodontia (2)
Dor de dente
Sensibilidade ao frio ou ao calor
Inchaço ou vermelhidão na gengiva junto ao dente
Mau hálito
Os principais tratamentos endodônticos são, com efeito, o tratamento de canal, que consiste no procedimento mais comum da endodontia e promove a remoção da polpa inflamada ou infeccxionada do dente, limpeza e desinfecção dos canais radiculares e seu preenchimento com um material que impede a proliferação bacteriana.
Por outro lado, é possível realizar uma apicectomia. Este é um procedimento realizado quando a infecção se estende para a ponta da raiz do dente. Como resultado, é necessário remover o ápice da raiz e preencher o canal com um material que trave o avanço da infecção.
É igualmente possível fazer a reconstrução coronária. Trata-se de um procedimento que restaura a forma e função do dente após o tratamento endodôntico. Assim, é realizado com resina composta, porcelana ou outro material restaurador.

Cuidados que o paciente deve ter

Para evitar a necessidade de tratamento endodôntico, é importante manter uma boa higiene oral. Além disso, deve escovar os dentes duas vezes ao dia, usar fio dental diariamente e visitar o dentista regularmente para realizar exames e limpezas dentárias profissionais.