O TAC DENTASCAN / CBCT destina-se ao planeamento imagiológico pré-implantes; trata-se de um exame pormenorizado, que se destina à medição do espaço existente em cada arcada dentária (maxilar superior e maxilar inferior ou mandíbula), para avaliar se é possível a colocação de implantes osteo-integrados de forma a obter uma boa reabilitação oral, através da aplicação de próteses fixas de forma mais cómoda, segura e funcional para o paciente.
O TAC DENTASCAN / CBCTé, ainda, utilizado com frequência no estudo de lesões ósseas dos maxilares, sejam de origem dentária ou de outra etiologia e, ainda, no estudo de patologia inflamatória (abcessos dentários, granulomas ou quistos periapicais, osteomielite…) e de patologia congénita (dentes inclusos ou dentes supranumerários, para planeamento cirúrgico…).
O exame não necessita de qualquer preparação, sendo solicitado ao paciente que permaneça imóvel durante a sua realização, na posição de decúbito dorsal (deitado de costas), não sendo administrado qualquer produto de contraste.
A aquisição de TAC faz-se em poucos segundos e a totalidade do exame não deve ultrapassar os 5-10 minutos. Após o exame e o seu pós-processamento, serão fotografados em película 100 a 150 planos milimétricos contíguos da sua arcada dentária, superior ou inferior, em tamanho real (escala 1/1), além de reconstruções digitais panorâmicas da mesma. Será acompanhado de um CD com as imagens totais em qualidade nativa e de um relatório efetuado pelo médico radiologista responsável pelo exame.

VANTAGENS E APLICAÇÕES DO CBCT
Qualidade e precisão da imagem
Com uma resolução entre 0,1-0,2 mm, a precisão das imagens é extraordinária. Este aspecto é de enorme importância quando lidamos com planificação cirúrgica para as quais precisamos de exactidão total da dimensão e posição das estruturas, tais como: osso alveolar, nervos e vasos
IDENTIFICAÇÃO DE NERVO ALVEOLAR INFERIOR
- Seios maxilares
- Fossas nasais
- Articulação temporomandibular
É de igual importância a visualização das peças dentárias e da sua situação clínica:
- Cáries dentárias
- Tratamentos de canal
- Quistos
- Fraturas dentárias
VISUALIZAÇÃO DAS RAÍZES DENTÁRIA
Baixa emissão de radiação
Devido à sua capacidade de intensificação de imagem, o tempo de exposição é muito menor comparativamente ao TC convencional. Além disso, é possível escolher a zona que queremos analisar, tornando-se menor a zona irradiada.
Comodidade e rapidez
O tempo necessário para efetuar o exame é muito curto (cerca de 3 minutos), sendo rápido também o processamento da imagem, logo o resultado do exame estará pronto quase de imediato. Não é necessário qualquer tipo de preparação prévia e a posição da cadeira é muito confortável.
Imagens claras e de fácil compreensão
Programa de computador de óptima visualização e utilização, permitindo uma melhor compreensão por parte do profissional e também do paciente.
Planeamento de cirurgia minimamente invasiva
Considerando a evolução da Medicina Dentária, o CBCT é uma arma fundamental para o planeamento de cirurgias com o mínimo de agressão possível, possibilitando o melhor pós-operatório.