Cirurgia Oral

Cirurgia-oral (2)
A cirurgia oral é uma especialidade da Medicina Dentária responsável pelo diagnóstico e tratamento cirúrgico de doenças na cavidade oral. Os procedimentos mais usuais são a exodontia (extração) de dentes, incluindo dentes do siso, remoção de quistos e o tratamento de lesões periapicais (apicectomias).
01. O que é a Cirurgia Oral?
A Cirurgia Oral consiste num procedimento cirúrgico realizado na boca, que pode envolver os dentes, as gengivas, o osso da mandíbula, a língua, as bochechas, o palato e o céu da boca. É realizada por um médico dentista especializado em Cirurgia Oral e Maxilofacial.
02. O que pode motivar a realização de uma Cirurgia Oral?
As cirurgias orais podem ser efetuadas pelos mais variados motivos, incluindo a extração de dentes; o tratamento de infeções; remoção de quistos ou tumores; correção de deformidades dentárias ou faciais; ou a implantação de próteses dentárias. As cirurgias orais tanto podem ser realizadas em ambiente hospitalar como ambulatorial, em função da complexidade do procedimento.
03. Quais os tipos mais comuns de cirurgias orais?
Os tipos mais comuns de cirurgias orais são a: • Extração de dentes: procedimento que pode ser efetuada com anestesia local, geral ou sedação. • Cirurgia ortognática: procedimento cirúrgico que procura corrigir deformidades dentárias ou faciais, como a mordida cruzada ou a mandíbula prognata. • Cirurgia de implantes dentários: procedimento cirúrgico que visa colocar implantes dentários no osso da mandíbula ou do maxilar. • Cirurgia periodontal: procedimento cirúrgico que visa tratar doenças periodontais, como a gengivite e a periodontite. • Cirurgia de tecidos moles: procedimento cirúrgico que visa corrigir problemas nos tecidos moles da boca, como o lábio leporino ou a fenda palatina.
04. Que cuidados deve ter depois de uma Cirurgia Oral?
Após uma cirurgia oral, o paciente deve ter em conta as recomendações feitas pelo cirurgião oral, nomeadamente a toma de antibióticos para prevenir infeções; evitar esforços físicos, pelo que deve repousar; realizar uma dieta leve e fria; e aplicar gelo na área operada. Estes cuidados devem sempre estar presentes, mesmo tendo em conta que a maioria dos procedimentos de Cirurgia Oral é bem-sucedido e os pacientes geralmente recuperam sem complicações. É também fundamental evitar o consumo de álcool e tabaco nas primeiras duas semanas após a cirurgia visto que dificultam a cicatrização e potenciam o risco de infecções e complicações pós operatórias.

Cuidamos da saúde da sua boca

Os dentes do siso, quatro em cada pessoa, são os últimos a nascer, por norma entre os 17 e os 21 anos. A dieta cada vez mais processada contribui para o menor desenvolvimento dos maxilares e, por isso, muitas vezes, estes dentes acabam por não ter espaço para erupcionar, o que causa apinhamento dos restantes dentes. Por isso, por norma é recomendada a sua extração.

Estes dentes podem ainda causar infecções pericoronárias (inflamação da mucosa), formação de um quisto, lesões de cárie no próprio dente do siso, bem como no 2º molar, ou parestesias (alterações de sensibilidade).