Implantologia

Os implantes dentários são como que “raízes artificiais de titânio”, usadas para substituir dentes ausentes ou perdidos, com o objetivo de suportar uma coroa, ponte ou prótese.
Implantologia
Há várias técnicas e formas de reabilitação com implantes. Desse modo, é possível substituir apenas um dente, vários dentes ou, no limite, reabilitar uma arcada completa.

Esta é uma técnica da Medicina Dentária usada com muita frequência e que tem uma taxa de sucesso que varia entre os 90% e os 98%. E, caso perca um implante, pode voltar a colocar outro, sem que isso implique riscos acrescidos para o paciente.

Há doentes que necessitem de especiais cuidados?

Sim, claro. Os pacientes diabéticos podem receber implantes, mas devem ser controlados do ponto de vista metabólico. Também as mulheres com osteoporose podem efetuar o tratamento.
Já no caso dos fumadores, o tratamento é realizado, mas os resultados podem não ser tão eficazes, pois o tabaco diminui a vascularização do osso e da gengiva, aumenta o tempo de cicatrização e o risco de infeções.

Implantes são uma solução duradoura

Os tratamentos com implantes não são eternos. Porém, e com os recentes avanços tecnológicos, podem durar 15 anos. E, por outro lado, no caso das próteses apoiadas nos implantes, é aceitável um tempo mínimo de 10 anos. De frisar que a higiene e os cuidados com a saúde da boca são fundamentais.
Seja devido a características anatómicas e fisiológicas dos pacientes ou devido aos hábitos de higiene oral, tabágicos, entre outros, pode acontecer a perda de um implante. No entanto, há muitos estudos a longo prazo que comprovam a eficácia do tratamento com implantes, na ordem dos 90% a 98%.
É igualmente importante ter em conta que o tabaco diminui a vascularização do osso e da gengiva, atrasa os processos de cicatrização e aumenta potencialmente o risco de infeções.
Assim, a evidência científica demonstra que os implantes colocados em pacientes que fumam apresentam uma maior taxa de insucesso
Também é fundamental ter em conta que, tal como em qualquer procedimento cirúrgico, podem suceder complicações no decurso da aplicação da técnica de Implantologia. Contudo, todas as possíveis complicações, tais como lesões de estruturas sensitivas (nervos), ou dos dentes vizinhos são pouco frequentes e evitáveis se feito um estudo prévio do caso clínico de cada doente.
Assim, tenha em conta que a Implantologia pretende substituir, com eficácia, o dente natural. Assim, os implantes tendem a comportar-se como dentes naturais. Existem, porém casos específicos que, dependendo do tipo de prótese, o paciente pode sentir um certo grau de movimento da mesma, algo que é natural.