Mês da Saúde Oral: Cuide do seu Sorriso!
Mês da Saúde Oral: Cuide do seu Sorriso!
Março é o Mês da Saúde Oral. E, por isso, um momento oportuno para reforçar a consciencialização da população sobre a importância de cuidar da Saúde Oral. Uma boca saudável não se trata apenas de ter um sorriso bonito, promover hábitos saudáveis para manter um sorriso radiante e uma boca sem problemas de saúde.
Na Clínica do Chapim, estamos empenhados em fornecer orientações úteis e eficazes para garantir a saúde oral dos nossos pacientes.
Neste artigo, abordaremos os principais cuidados e medidas preventivas que deve adotar para manter uma boa saúde oral, assim como os principais problemas a ela associados.
O que é Saúde Oral?
A saúde oral refere-se ao estado de bem-estar bucal. Ela não se limita apenas à ausência de cáries ou doenças gengivais. Mas também inclui aspetos como o hálito fresco, a harmonia estética dos dentes e o bom funcionamento da articulação temporomandibular. Paralelamente, está extremamente relacionada com a saúde geral, dado que os problemas dentários podem afetar outras áreas do corpo e vice-versa.
Assim, cuidar da saúde oral é mais do que apenas a escovar os dentes regularmente, embora seja um hábito importante; ou visitar o médico dentista periodicamente. É igualmente necessário adotar hábitos de vida saudáveis, como uma alimentação equilibrada, evitar o tabagismo e praticar uma higiene oral adequada.
Em suma, a saúde oral contribui ativamente para um bem-estar global e para a qualidade de vida. Simultaneamente, é um reforço positivo para manter a saúde física, emocional e social das pessoas.
Na Clínica do Chapim, claro, estamos empenhados em promover a saúde oral dos nossos pacientes, oferecendo cuidados personalizados e orientações abrangentes para garantir sorrisos saudáveis e felizes.
Cuidados Essenciais para uma Boa Saúde Oral
Há alguns cuidados, sobejamente conhecidos, que deve adotar para manter uma boa Saúde Oral. Tais como:
- Lave e escove os dentes duas vezes por dia, durante dois minutos. Escolha uma escova macia e uma pasta de dentes com flúor. Adicionalmente, utilize o fio dentário diariamente para remover a placa bacteriana entre os dentes.
- Visite o seu dentista regularmente para realizar limpezas profissionais e exames de rotina. A frequência ideal das consultas varia consoante o seu estado de saúde oral, mas é geralmente recomendada uma vez por cada semestre.
- Tenha uma alimentação saudável. Uma das limitações que deve impor a si é o consumo de alimentos açucarados ou ácidos que contribuem para a formação de cáries.
- Evite hábitos prejudiciais. Todos sabemos que fumar prejudica a sua saúde oral, além da saúde geralmente. Mas o hábito de roer as unhas também não contribui para uma boa Saúde Oral, nem para a higiene em geral, por poderem danificar os dentes e gengivas.
Medidas Preventivas
Há algumas medidas adicionais que pode adotar para promover uma boa saúde oral. Desde logo, opte por utilizar produtos de higiene oral específicos para as suas necessidades, como colutórios orais e escovilhões interdentários. Se tiver dúvidas sobre os mais indicados para si, consulte o seu médico dentista.
A água salgada pode servir para aliviar a pressão de um abcesso, mas sempre como medida temporária. Lembre-se que quer nestes casos, quer em situações de gengivites ou outras doenças bocais, a melhor opção para resolver o seu problema é consultar o seu médico dentista.
Tal como para várias outras situações da sua saúde em geral, é fulcral manter-se hidratado. Beba água várias vezes ao longo do dia. A saliva ajuda a neutralizar os ácidos da boca e proteger os dentes.
Por fim, esteja atento a alguns sinais de alerta como o sangramento gengival, às dores de dentes, o mau hálito persistente ou alterações na mucosa oral. Estes são sintomas de problemas mais sérios na sua Saúde Oral e que, por isso, merecem uma ida urgente ao dentista.
Principais Problemas Associados à Saúde Oral
Os principais problemas associados que destacamos neste Mês da Saúde Oral, não são muito diferentes dos habituais.
Em primeiro lugar, as cáries dentárias são uma das doenças mais comuns ao nível da Saúde Oral. A sua causa principal reside na desmineralização do esmalte dos dentes.
Além disso, temos a doença gengival. Esta é uma inflamação das gengivas que, se não for tratada, pode conduzir à periodontite, uma doença grave que pode resultar na perda de dentes.
Em seguida, surge um daqueles problemas de Saúde Oral desagradáveis. O mau hálito pode ser causado por diversos fatores, desde uma má higiene oral, a existência de doenças sistémicas ou, claro, o tabagismo.
Por fim, infelizmente, existe a doença mais grave: o cancro oral. Trata-se de uma patologia que afetar qualquer parte da boca.
A prevenção é a maior segurança!
Cuidar da saúde oral é fundamental para o seu bem-estar geral. Se adotar os cuidados e medidas preventivas que lhe sugerimos, estará mais prevenido contra doenças orais e contribui positivamente para promover a sua saúde e garantir um sorriso bonito e saudável. Não só no mês da Saúde Oral, mas em todo o ano.
Na Clínica do Chapim dispomos de profissionais de excelência sempre dispostos a esclarecer qualquer dúvida que possa surgir. Os diagnósticos são feitos com rigor e precisão para que o cliente apenas trate o que efetivamente é necessário, sem custos acrescidos. Faça um check-up pelo menos uma vez ao ano. E consulte os nossos médicos dentistas a cada seis meses. Queremos que tenha bons motivos para sorrir. Por isso cuidamos da sua saúde oral com total dedicação.