...
preloader

Tomografia Computorizada de Feixe Cónico

Tomografia Computorizada de Feixe Cónico

Tomografia Computorizada de Feixe Cónico

A Tomografia Computorizada de Feixe Cónico (CBCT) é um exame de diagnóstico médico que utiliza um feixe de raios X em formato cónico para produzir imagens 3D da sua boca.

Na Medicina Dentária, utiliza-se a CBCT para visualizar o maxilar e a mandíbula. Incluindo os dentes, as raízes dentárias, os ossos maxilares, as articulações temporomandibulares (ATM) e outros tecidos moles.

Assim, a CBCT, um novo método de de diagnóstico por imagem, oferece uma série de vantagens sobre as técnicas de imagem tradicionais, como a radiografia panorâmica e a radiografia periapical. Em primeiro lugar, o maior detalhe das imagens CBCT permite uma melhor visualização da anatomia complexa do maxilar e da mandíbula. Depois, em segundo lugar, obtém-se as imagens CBCT em três dimensões, o que permite aos médicos uma visão mais completa da área em estudo. Em terceiro lugar, a CBCT é uma técnica menos invasiva do que a tomografia computorizada (TC) convencional, pois utiliza uma dose menor de radiação.

Na Clínica do Chapim queremos que os nossos clientes tenham acesso aos melhores tratamentos dentários e às melhores tecnologias.

Tomografia Computorizada de Feixe Cónico

Com uma resolução entre 0,1-0,2 mm, a precisão das imagens é extraordinária. Este aspeto é de enorme importância quando lidamos com planificação cirúrgica para as quais precisamos de exatidão total da dimensão e posição das estruturas. Entre as quais: osso alveolar, nervos e vasos.

Indicações para a Tomografia Computorizada de Feixe Cónico

Na área odontoestomatológica existem múltiplas indicações para a utilização da Tomografia Computorizada de Feixe Cónico. Nomeadamente:

  • em ortodontia para o estudo de dentes impactados, supranumerários e ectópicos, e a forma como impactam as estruturas vizinhas como as cavidades maxilares, as fossas nasais e o nervo alveolar inferior, principalmente nos casos de disodontíase do VIII^ inferior;
  • em endodontia na avaliação pré e pós-tratamento de lesões apicais;
  • na reabilitação implante-protética, seja no planeamento pré-cirúrgico com estudo de qualquer doença periodontal associada; seja no planeamento pós-cirúrgico com avaliação da elevação óssea se realizada, eventuais complicações ou mau posicionamento do implante.

Adicionalmente, indica-se esta técnica para patologia sinusal, com verificação precisa dos detalhes anatómicos necessários para cirurgia endoscópica sinusal. E com a posterior verificação dos resultados cirúrgicos ou eventuais complicações.

Por fim, para obter mais informações, contacte-nos e agende hoje mesmo a sua visita à nossa Clínica Dentária.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.